Minha foto
Praia do Francês - Marechal Deodoro, Alagoas, Brazil
Crítico, Escritor e Poeta, Apaixonado pela Vida, Amante da Natureza, Gosto da Discussão Política saudável e Respeitosa, dos Esportes, da Cultura e do Lazer Livre e Natural.

14/02/2011

INTERCOOPERAÇÃO - Encontro de dois mundos



Tecnologia avançada produzida pela Coopavel, do Paraná, modifica a vida de produtores da Carpil, de Alagoas

Texto: Gustavo Laredo Fotos: Kenji Honda
Fonte http://revistagloborural.globo.com/GloboRural
Abraão (à dir.) com seu pai: aumento na produção de leite
Em abril de 1994, ao aceitar a presidência da Carpil - Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios, em Alagoas, o produtor Luciano Monteiro estava diante de um desafio: evitar que a empresa fechasse as portas. A empreitada parecia difícil. Era preciso pagar os credores e tentar evitar uma debandada geral dos cooperados. Uma das saídas encontradas para vencer a crise foi conhecer outros modelos cooperativistas que estavam dando certo. Em 1997, Monteiro juntou um grupo de pessoas e decidiu colocar o pé na estrada. E foi a caminho de Medianeira, PR, que os forasteiros toparam com o Show Rural Coopavel, organizado pela Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda., a Coopavel. "Pensamos que fosse um baile", recorda Monteiro. Ficaram impressionados com o que viram por ali. "A gente não acreditava. Eram tantas máquinas e inventos tecnológicos", diz. Para Monteiro, só nos Estados Unidos podia existir uma feira como aquela.
No ano 2000, vendo que o interesse da Carpil pelas novidades mostradas no Show era crescente, a Coopavel decidiu mandar seus técnicos a Alagoas para ajudar. "O que mais incentivou a gente foi a vontade do pessoal", afirma Marcelo Denardi, médico veterinário da área de laticínios da Coopavel. A parceria aconteceu rápido. Como a Carpil sabia que não adiantava investir em vários projetos, mirou na produção de leite. "Quando você não tem um foco, divide seu tempo e o seu potencial", opina Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.

Retorno 

Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, ajudar a Carpil faz parte do ideal cooperativista
Segundo Denardi, toda a cadeia do leite foi modificada, melhorando desde as pastagens e o manejo até questões ligadas à genética e à logística de distribuição. O projeto Carpileite, como foi chamado, deu resultado. A produção saltou de quatro para 12 litros diários por animal e o sucesso atraiu até quem estava distante. É o caso de Abraão Luiz da Silva Gomes, de 25 anos. Trabalhando como frentista em postos de combustíveis em Guarulhos, SP, retornou ao município de Estrela de Alagoas para ajudar o pai, Sebastião Luiz da Silva, a tocar a propriedade da família e se beneficiar do Carpileite.
Nem só a família de Abraão aproveita a parceira entre as duas cooperativas. Segundo Luciano Monteiro, a Carpil ajuda a Coopavel na divulgação de seus produtos e do Show Rural. "A Carpil é a Coopavel do Nordeste", afirma.
 
Coopavel - Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda.
Fundação: 15/12/1970
Presidente: Dilvo Grolli
Nº de cooperados: 3.195
Nº de funcionários: 3.580
Sede: Cascavel, PR
Nome do projeto: Convênio Coopavel-Carpil

Carpil - Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeria dos Índios Ltda.
Fundação: 12/08/1979
Presidente: Luciano Monteiro
Nº de cooperados: 1.500
Nº de funcionários: 28
Sede: Palmeira dos Índios, AL 

Nenhum comentário:

Familia Petuba 2024

 A Família Petuba, de minha Prole, avisa que, Um Círculo Virtuoso estará Encerrado hoje para Amanhã a partir da 0:00 hora Iniciarmos uma Nov...