Minha foto
Praia do Francês - Marechal Deodoro, Alagoas, Brazil
Crítico, Escritor e Poeta, Apaixonado pela Vida, Amante da Natureza, Gosto da Discussão Política saudável e Respeitosa, dos Esportes, da Cultura e do Lazer Livre e Natural.

08/02/2023

CORAÇÃO PLENO

 CORAÇÃO PLENO

Assistindo ao vídeo de Brene Brown, O Poder da Vulnerabilidade, uma palestrante pesquisadora, contadora de estórias - como dissera que a rotularam quando perguntara à plateia se sabiam o que era uma pesquisadora. Ela criou o conceito de Coração Pleno quando descobriu após estudos, pesquisas e terapias. 

E aqui vou falar, como contador de estórias e não como pesquisador, muito menos como palestrante, o que seria para mim Coração Pleno baseado no que assisti nesse vídeo.

Somos o que Somos não só pela genética, como também, pelas concertações com o ambiente, relacionamentos diversos, grupo familiar, amigos, escolas, agregando detalhes do experimentação, nossa própria pesquisa e aprendizagem com tudo isso ao longo de nossas vidas e, ainda mais, não somos o mesmo. Somos um ser único a cada momento, a cada fase e vivência, crescendo e evoluindo na maioria dos casos, alternando altas, estabilidades, baixas, retomadas, retrocessos, vitórias, derrotas, essas para muitos, oportunidades. Não bebemos duas vezes da mesma água no mesmo rio porque ela, assim como nós, está em constante mudança, em ambos os casos, uma luta ferrenha em busca da qualidade e da perfeição.

Aí começam as hesitações que nos levam a pensar, ter coragem ou medo de buscar alternativas para a superação, correção de rumos; o sentir, pensar e agir da vida, o parar, olhar e escutar da linha do trem,  qual o melhor caminho, qual a melhor receita. Existem respostas prontas e acabadas? Não! Jamais seremos perfeitos, temos imperfeições, vulnerabilidades, não podemos tratar com igualdade os desiguais em condições desiguais, porém com a mesma congruência e lealdade.

As maiores derrotas são dignas dos maiores vencedores, conquistadores, aproveitando o clima de Copa do Mundo, o 7x1 da Alemanha em 2014 e a grande e suada vitória de 2 a 0 do Brasil na Sérvia, a mesma que também goleou o Brasil por 8 à 4 num passado mais distante.

Então Amigos, existe tratamento sem sequelas ou cirurgias sem riscos e/ou recidivas? Claro que não! O que precisamos é agir, ter atitude, pois, pior do que errar é não decidir e ter um desastre como resultado, deixar de entregar um trabalho ou tarefa importante por não estar perfeito como queríamos e ser iludido pelo tempo e as condições adversas que com certeza nos levará a passar vexames e suar frio.

Concluindo, CORAÇÃO PLENO, a meu sentir, é Ter Coragem de Ter Medo, só querendo ganhar ou levar vantagem, negociar no ganha a ganha.  Não precisamos estar sempre no controle. Descansar, delegar, compartilhar se faz necessário senão ninguém terá oportunidade, somos passageiros em viagens diferentes, não se deixe levar pela vida, derrube as próprias máscaras sem se preocupar com as alheias; a mesma mão que oferece ajuda, recebe ajuda também.

Aprender fazendo, por a mão na massa, se expor ponderadamente, fazendo parte da orquestra para embelezar a sinfonia com conhecimento, esforço, fazendo o seu melhor com sinceridade, plenitude e amor.

Não tenha medo de ser feliz.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Brene Brown - O poder da vulnerabilidade.

Com legendas: https://www.youtube.com/watch?v=iCvmsMzlF7o

Dublado : https://www.youtube.com/watch?v=klTn2Ss-hZU

Familia Petuba 2024

 A Família Petuba, de minha Prole, avisa que, Um Círculo Virtuoso estará Encerrado hoje para Amanhã a partir da 0:00 hora Iniciarmos uma Nov...