Minha foto
Praia do Francês - Marechal Deodoro, Alagoas, Brazil
Crítico, Escritor e Poeta, Apaixonado pela Vida, Amante da Natureza, Gosto da Discussão Política saudável e Respeitosa, dos Esportes, da Cultura e do Lazer Livre e Natural.

25/01/2021

Zé Roberto - Todos - Candidatura Coletiva PT

Ousei inovar em minhas publicações neste blog com uma entrevista com o Companheiro Progressista JOSÉ ROBERTO MENDES DO AMARAL, o nosso Zé Roberto do Sindicato dos Bancários de Alagoas, 63 anos, casado, pai de 04 filhas e avô de 03 netos(as), aposentado, como eu, do Banco do Brasil, militante social desde 1976, portanto, 44 anos de atuação, inclusive, já foi dirigente do PCdoB, por isso essa química com as forças progressistas, ao final dessa entrevista apresentarei um histórico mais detalhado de sua atuação social e política.

E N T R E V I S T A

Zé Roberto 

Paulo Petuba - Como aflorou esse modelo de candidatura Coletiva, a TODOS, se partiu de Você, dos colegas mais próximos, ou se foi uma determinação e/ou construção partidária?

Zé Roberto - O modelo de candidatura coletiva já vem sendo experimentado no Brasil há alguns anos. Uma experiência que ganhou nossos corações que ardem em busca de mais transparência e democracia nos mandatos parlamentares.

Paulo Petuba - Houve resistências internas, boicotes, surpresas, apoio integral ou condicionado?

Zé Roberto - Não houve resistências internas. Inclusive, no PT, houve mais uma candidatura coletiva, além da nossa. Não tivemos boicote. Transcorreu tudo de forma muito natural.

Paulo Petuba - Entre o seu Formato Apresentado e o Efetivamente Realizado, houve grandes ajustes, e dentro do mesmo intento, a lista original de convidados para a composição, se houve, e, caso havido, ocorreram recusas, trocas e substituições de nomes?

Zé Roberto - A lista foi montada a parti de debates entre os integrantes que decidiram por realizar uma candidatura coletiva. A partir daí, realizamos diálogo com algumas pessoas e esse processo foi um pouco demorado. Queríamos deixar tudo muito claro entre os integrantes, sobre as condições do exercício do mandato. Chagamos a ter formação inicial que depois foi alterado, mas sem crises.

Paulo Petuba - No geral, o Processo Conclusivo se deu dentro das polêmicas normais de um Processo de Construção de Chapa Proporcional e como foi o Entendimento, Aceitação e Convivência com as demais Chapas Individuais Apresentadas?

Zé Roberto - A convivência com as demais candidaturas foi muito normal, fraterna e democrática. Como se fosse uma candidatura individual mesmo. Não houve problemas entre as candidaturas petistas.

Paulo Petuba - Superada esses passos iniciais, como se desenrolou e transcorreu a Campanha em si e se as Expectativas de Engajamento, Distribuição de Responsabilidades, Assunção de Encargos e Tarefas entre os Integrantes ocorreram conforme Planejamento e Acordado? A Sociedade, especial, o Eleitorado, Aceitou e Compreendeu a sua Proposta Coletiva, inclusive, com apoio financeiros e/ou logísticos?

Zé Roberto - As quatro pessoas integrantes da candidatura atuaram exatamente como foi planejado. Tivemos reuniões preparatórias de planejamento onde todas as tarefas foram organizadas. Tivermos atribuições individuais e outras coletivas. O eleitorado reagiu bem à essa proposta. O desafio maior era poder chegar à maior quantidade de pessoas possíveis, apresentando e explicando esse novo formato de organização parlamentar. Essa foi a maior dificuldade. Acreditamos que, a partir de próximas eleições, as pessoas estarão mais bem informadas sobre esse modelo e isso, certamente facilitará a adesão do eleitorado. As dificuldades financeiras não foram diferentes das existentes nas candidaturas individuais.

 Paulo Petuba - Você que já se candidatou individualmente, noutras oportunidades, como Você compreendeu essas duas realidades vivenciadas?

Zé Roberto - Já participei de candidaturas individuais minhas e foram bem diferentes dessa. Como o eleitorado está acostumado com o formato do NOME E NÚMERO, ficava mais fácil apresentar a candidatura. Nesta, a dificuldade de explicar o novo modelo, considerando estarmos em Pandemia, e sem realizar reuniões presenciais, dificultou muito a propaganda da candidatura. Sabíamos que enfrentaríamos essa dificuldade, mas ter a ousadia de apresentar o projeto com todas as dificuldades da conjuntura, foi gratificante.

Paulo Petuba - Como Vocês absorveram o não atingimento do Coeficiente Eleitoral igual outros partidos parceiros de luta, como o PCdoB mesmo, que ficou na cola, teria o PT local hesitado e ainda mais a derrota interna com a vitória nas sobras para um candidato solitário e ao meu entender, desconhecido na luta? Você tentará mais uma vez, tal modelo de candidatura, encabeçando, participando, ou apenas, Apoiando?

Zé Roberto - Temos em Maceió um eleitorado progressista reduzido. É uma característica de nossa cidade. Nesta eleição, sem a possibilidade de coligações proporcionais, todos os partidos tiveram de lançar suas chapas próprias e isso mais que dobrou a quantidade de candidatos concorrendo. Juntando isso, com um tamanho ainda insuficiente para eleger variadas candidaturas progressistas, vimos uma divisão grande de votos, levando a muitos nomes formidáveis ficando de fora da vitória eleitoral. O Dr. Valmir, eleito pelo PT, é realmente meio desconhecido do conjunto da militância social de Maceió, mas tem um trabalho social desde o movimento estudantil junto às bases que, somadas à sua atuação como médico, resultou no apoio conquistado. Temos orgulho de ter podido contribuir de forma decisiva, através de nossa votação, para a eleição dele. Sobre possibilidades de candidaturas futuras, não trabalhamos com essa possibilidade agora. O fundamental é construir as bases de mobilização para derrotar Bolsonaro e sua política criminosa e anti-povo. A tarefa de cada militante nas eleições futuras, debateremos ao longo do tempo. Sou um soldado das lutas sociais há 45 anos e sempre me colocando à disposição das lutas.

Paulo Petuba - Por fim, Deixei de Tratar de alguma situação, assunto ou detalhe que considere, relevante e esclarecedor, relacionado; se Sim, fique à vontade.

Zé Roberto - Acredito que abordou de forma ampla as questões de uma candidatura coletiva. Foi um desafio grande que aceitei liderar e não me arrependo. Tudo faz parte do acumulo de experiências políticas que ajudam a avançar a luta popular. Fazer parte deste projeto significa um ponto alto de meu currículo político.

Paulo Petuba Agradecido e muito honrado com a presteza e a sinceridade com amigo Zé Roberto em nos atender nessa entrevista que respondeu na totalidade de nossas indagações sem o menor retoque ou reticências, passamos agora no final um breve histórico de sua militância.

Breve Histórico:

Iniciou militância social nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica.

Aos 18 anos de idade vendia o jornal Tribuna Operária em feiras populares na cidade de Maceió.

Depois disso, ingressou no Movimento Comunitário, tendo fundado a Associação de Moradores do Cj Eustáquio de Melo e militou na Federação de Associações de Moradores do Tabuleiro dos Martins (AMOTAM).

Já na década de 80, ingressou no Movimento Sindical Bancário, onde ficou por 20 anos. A partir daí, ampliou sua atuação em nível nacional especializando-se cada vez mais na expertise negocial.

 Atuou, ao longo desses anos em diversas Entidades/Organizações:

• JUVIN – Juventude Integrada da Igreja Católica

• Fundador e 1º Presidente da Associação de Moradores do Cj Eustáquio Gomes de Melo

• Federação de Associações de Moradores do Tabuleiro

• Sindicato dos Bancários de Alagoas

• Federação dos Bancários de AL/PE/RN

• Executiva Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

• Secretário de Estado de Cidadania e Direitos Humanos

• Membro do Conselho Estadual de Segurança

• Conselheiro Deliberativo Eleito da PREVI, Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil,

• Presidente do Complexo Turístico Costa do Sauípe na Bahia (4 anos)

• Conselheiro Deliberativo da CASSI – Assistência Médica dos Funcionários do BB

• Gerente Executivo na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil

• Negociador Nacional do Banco do Brasil

• Coletivo Maceió

Familia Petuba 2024

 A Família Petuba, de minha Prole, avisa que, Um Círculo Virtuoso estará Encerrado hoje para Amanhã a partir da 0:00 hora Iniciarmos uma Nov...