Minha foto
Praia do Francês - Marechal Deodoro, Alagoas, Brazil
Crítico, Escritor e Poeta, Apaixonado pela Vida, Amante da Natureza, Gosto da Discussão Política saudável e Respeitosa, dos Esportes, da Cultura e do Lazer Livre e Natural.

19/06/2010

Claudia Petuba debate: “A Mulher propondo rumos à Política”


Aconteceu nos dias 08, 09 e 10/06, na sede da OAB em Maceió, o Seminário “A Mulher propondo rumos à Política”, realizado pela ABMCJ/AL, Comissão da Mulher Advogada da OAB/AL e Escola Judiciária do TRE-AL, no qual o PCdoB esteve representado por Cláudia Petuba, Diretora da UNE, Coordenadora do DCE da UFAL, integrante da Direção Estadual da União da Juventude Socialista – UJS e pré-candidata à Câmara Federal.
Claudia Petuba apresenta exposição no Seminário “A mulher propondo rumos à política”
A iniciativa da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMJC/AL, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB/AL e Escola Judiciária do TRE-AL, teve como objetivo trazer à discussão as propostas dos diversos partidos políticos atuantes em Alagoas a respeito do tema “A Mulher apresentando rumos para uma nova forma de ação governamental”.
Na terça-feira, 08/06, a mesa de abertura do Seminário e de apresentação das primeiras exposições, foi composta por Eloína Braz, presidente da ABMCJ/AL, Raquel Cabús, vice-presidente da OAB/AL, Eunice Nonô, e pelas palestrantes Cláudia Petuba, representante do PCdoB, Solange Jurema, representante do PSDB, Heloísa Helena, representando o PSOL, Dra. Terezinha Ramires representando o Fórum de Entidades Autônomas de Mulheres e Carmem Dolores, representando a Comissão da Mulher Advogada da OAB/AL.
Na abertura do seminário, a presidente da ABMCJ/AL, Eloína Braz, afirmou que “A idéia é debater ações que promovam o desenvolvimento econômico, político, social e cultural de nosso Estado” neste momento de discussão de projetos de governo no processo eleitoral em curso.
Nesse primeiro dia do seminário, a representante da ABMCJ-AL, Marilma de Oliveira, afirmou que o convite aos partidos para apresentar suas propostas de ações governamentais busca o engajamento das mulheres que são mais de 52% da população brasileira, na discussão acerca do futuro do País. Segundo Marilma é importante que seja dada grande importância à educação para que o Brasil deixe de ser apenas o país do futuro – “o futuro é já”, destacou. De acordo com sua exposição, é importante a vontade política para mobilizar pela educação de qualidade e pela ênfase ao início da formação da criança, de sua vida escolar – a educação de primeiro grau, garantindo-se que o futuro da nação estará assim mais assegurado.
Cláudia Petuba falou a respeito da luta das mulheres por mais direitos sociais para todos e defendeu políticas de estado para garantir condições para que as mulheres possam permanecer em seus estudos ou no trabalho, dando ênfase à disseminação de creches. Destacou a campanha da UNE pela garantia dos 50% do pré-sal para a educação e o para que os jovens e a sociedade possam participar da elaboração de políticas públicas, tal como vem ocorrendo com as conferências de esportes com o objetivo de projetar os dez pontos necessários para que o Brasil esteja entre os dez mais.
Cláudia destacou ainda o compromisso do PCdoB com a campanha por mais mulheres no poder nas eleições de 2010 e a defesa do Partido de mais investimentos em esporte, saúde, educação, cultura e ciência e tecnologia, lembrando durante o debate que se seguiu que a garantia de educação e saúde públicas e de qualidade, tema recorrente nas intervenções de todas as palestrantes, está relacionada ao fortalecimento do Estado, em oposição à política do Estado mínimo levada à frente pelos governos neoliberais.
O Seminário foi um espaço importante de debate das representações de partidos com ideários e práticas bem diversos, em que a jovem liderança do PCdoB se apresentou à discussão ao lado de lideranças já experientes de outros partidos, como Solange Jurema, Secretária de Estado do governo do PSDB em Alagoas e Heloísa Helena, ex-senadora e vereadora em Maceió.
De Maceió, Selma Villela.
Fonte: www.vermelho.org.br

2 Comentários »

  • Paulo Petuba dito:

    A política alagoana está precisando de renovação e rejuvenescimento de seus representantes. Neste sentido Cláudia Petuba significa o que há de melhor para a classe estudantil, jovem e feminina.
  • Naldo dito:

    Que bom que estão aparecendo novos nomes para se candidatar.
    Nessas eleições onde temos a possibilidade de elegar a primeira presidenta do país, acho que sera muito bom elegermos mulheres e ainda mais jovens para nos representar no congresso nacional.
    Boa Sorte Claudia! meu voto é seu!

  • Reportagem reeditada do site Sertão em Foco de Batalha-Al
    Publicado por orlando, Quarta-feira, 16 Junho 2010
    2 Comentários

Nenhum comentário:

Familia Petuba 2024

 A Família Petuba, de minha Prole, avisa que, Um Círculo Virtuoso estará Encerrado hoje para Amanhã a partir da 0:00 hora Iniciarmos uma Nov...